• Português (Brasil)
  • English (United Kingdom)
  • Deutsch (DE-CH-AT)
  • Español(Spanish Formal International)
  • Italian - Italy
Cemitério esquecido é descoberto no interior do RS
Seg, 09 de Julho de 2018 13:20

Condomínio teria sido construído em cima do terreno onde, antes, haveria crucifixos.

Horas debruçada sobre o livro de registros de sepultamentos e visitas a diversos cemitérios da região ajudaram a historiadora Gésica Favaretto a descobrir um cemitério perdido no município de Lajeado.

O achado aconteceu quando a pesquisadora lia documentos no Acervo Municipal. Os textos citavam um suposto local onde pessoas teriam sido enterradas entre os anos de 1916 e 1933. Os indícios ficaram ainda mais fortes quando ela encontrou certidões de óbito no cartório da cidade, confirmando nomes e datas da mortes. Ao todo, foram identificadas o nome de 126 pessoas.

A suspeita é de que o cemitério esteja localizado em uma área onde hoje está situado o bairro Moinhos, próximo ao centro de Lajeado.

– Acredito que um condomínio tenha sido construído sobre o terreno onde antes era o cemitério. Relato de um morador da região, que lembra de ter visto crucifixos na área, quando ainda era um terreno baldio, reforçam a hipótese – conta Gésica.

A probabilidade, explica a historiadora, é de que os sepultados nesse cemitério eram pessoas de uma classe social baixa e cujas famílias, possivelmente, não tinham condição de arcar com as despesas para o sepultamento em cemitérios de instituições religiosas.

– Para se ter acesso a esses locais era necessário pertencer a uma instituição religiosa e contribuir financeiramente com ela – conta.

A pesquisa completa está publicada em Primeiro Cemitério Municipal de Lajeado: inferências sobre a localização e perfil social dos sepultados entre 1916 e 1933, trabalho de conclusão de curso de Gésica na Universidade do Vale do Taquari (Univates).


Fonte: GAÚCHA ZH
 

Patrocínio

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Contador

1583946
HojeHoje990
OntemOntem2875
Essa semanaEssa semana5602
Esse mêsEsse mês44217
TudoTudo1583946
US