• Português (Brasil)
  • English (United Kingdom)
  • Deutsch (DE-CH-AT)
  • Español(Spanish Formal International)
  • Italian - Italy
Família Wolf
Qui, 15 de Outubro de 2009 15:33

  REGISTRO HISTÓRICO DO IMIGRANTE ALEMÃO JOHANN NIKOLAUS WOLF

 

             Johann Nikolaus Wolf nasceu em 28 de outubro de 1820, na localidade de Altweidelbach, Simmern, no Estado da Renânia Palatinados, Alemanha, filho de Michael Wolf e Maria Margaretha Bauermann.

             Casou em 21 de dezembro de 1850, em Simmern, com Maria Elisabeth Jost, nascida em 30 de março de 1825, em Riegenroth, Simmern, Renânia Palatinados, na Alemanha.

             Vieram para o Brasil de Hamburgo na Barca Theresa Henrietta e chegaram em São Leopoldo/RS, em 01 de setembro de 1852, com a filha primogênita Maria Margareth (Margarida) e se estabeleceram na Picada Linha Nova, no então município de São Leopoldo. Também veio nesta mesma viagem, o irmão Peter Wolf, nascido em 01 de março de 1835, que foi para Dois Irmãos/RS, onde casou com Maria Magdalena Heineck e tiveram 16 filhos.

             Sempre trabalhando na agricultura, Nikolaus e Elisabeth tiveram mais nove filhos: Elisabeth, Miguel, Jacob, Peter, Carl, Sophie Katharine, Maria Katharine, Susanne Cristine e Maria Magdalena, (que faleceu ainda criança), todos em Picada Linha Nova, hoje município de Linha Nova/RS.

             Johann Nikolaus era Protestante, professor comunitário por volta de 1868, na Escola Comunitária Evangélica de Picada Linha Nova. Batizou todos os seus filhos em comunidades evangélicas e também foi enterrado no Cemitério Evangélico. Os nove filhos vivos de Johann Nikolaus foram confirmados na Comunidade Evangélica de Picada Linha Nova. Seu túmulo, (caído e quebrado), foi encontrado por Eleonora Haas, e restaurado por Fredolino Wolf e família, que não são seus descendentes, mas o fizeram para preservar a história de um sobrenome.

              Johann Nikolaus participou ativamente de toda vida comunitária, sendo um dos fundadores da Comunidade Evangélica de Picada Linha Nova e integrante de diversas diretorias.

              Dos seus 09 filhos vivos na época, uma filha (Margarida), veio para Estrela/RS e depois Roca Sales/RS, uma filha (Susanne) para Carazinho/RS, quatro filhos (Miguel, Jacob, Peter e Carl), duas filhas (Elisabeth e Maria Katharine), vieram para o interior de Estrela (Linha Wolf e Linha Geraldo) e da Sophia Katharine não encontramos documentos, registros ou descendentes até o presente momento.

              A localidade de Linha Wolf no interior do município de Estrela/RS, assim como a Escola Municipal Miguel Wolf, receberam este nome em homenagem a seu primeiro morador, Miguel Wolf, que ficou pouco tempo, mudando-se depois para o interior de Lajeado, (Forqueta), hoje Arroio do Meio/RS.                
                     Johann Nikolaus Wolf veio a falecer em 18 de agosto de 1889 e foi sepultado no Cemitério Evangélico de Picada Linha Nova, onde sua sepultura está sendo conservada em ótimo estado por Fredolino Wolf, e família.

              Maria Elisabeth Jost Wolf faleceu em 25 de março de 1876, na Picada Linha Nova e foi sepultada no Cemitério de Wolfsthal, em Linha Nova, o qual já foi totalmente desativado.

               Agradecemos a todas as pessoas, parentes, descendentes e órgãos públicos por todas as informações fornecidas e também pela receptividade que encontramos em todas as famílias visitadas, ou consultadas por telefone.

 

Pesquisa feita e texto redigido por Derli Wolf.

Rua Guilherme Brust,482.

Bairro Languiru-Teutônia/RS.

CEP 95890-000.

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

Teutônia/RS 17 de julho de 2009.

 

 

 

Patrocínio

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Contador

1245200
HojeHoje1247
OntemOntem1486
Essa semanaEssa semana6109
Esse mêsEsse mês17870
TudoTudo1245200
US